quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PLANO DE AÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

OBJETIVO:
Implantação do Conselho Escolar.
IMPORTÂNCIA/JUSTIFICATIVA:
É importante observar que, o Conselho Escolar se configura em um grupo de pessoas dispostas a discutir, ouvir e definir rumos para ao tipo de educação que se pretende instituir na unidade escolar, ou seja, é um grupo pensante em educação na escola, e ao tratar o modelo de gestão democrática, faz-se necessário possibilitar este processo, e o Conselho Escolar é compreendido como um desses instrumentos da democracia.  Através de suas funções consultiva, deliberativa, fiscal e mobilizadora pode auxiliar a unidade escolar no processo de formação dos cidadãos através da parceria em todas as atividades desenvolvidas no interior da mesma. Isto é o que motiva a equipe gestora pensar na implantação do Conselho Escolar.
Desta forma serão desenvolvidas ações como: Exposição de cartazes sobre o que é o Conselho Escolar; Palestra informativa com todos os segmentos da comunidade escolar e local, sobre a fundamentação legal do Conselho Escolar; Panfletagem dos candidatos a membro do Conselho Escolar; Assembléia Geral para exposição das propostas dos candidatos ao Conselho Escolar; até culminar na Eleição do Conselho Escolar; objetivando sempre a informação e a formação da comunidade escolar e local para a importância do processo democrático na formação dos nossos estudantes.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Relatório sobre o Projeto de Intervenção

Relatório da Intervenção

   Baseando-nos no modelo de gestão participativa, podemos inferir que este busca a participação de todos os indivíduos envolvidos na unidade escolar, em seus processos políticos, administrativos e pedagógicos. Mas também, somos capazes de afirmar que, superar o antigo modelo centralizador e inserir o modelo democrático implica numa série de mudanças que não são possíveis sem o real entendimento do que é “participação”.
   A pesquisa-ação objetiva esta participação, pois, segundo a definição de Thiollent (2003) a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
   A partir desta proposta, para que seja realizada a intervenção, a equipe gestora da unidade escolar Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, vem tentando promover um maior envolvimento da comunidade escolar através de reuniões, de eventos comemorativos em que pais e familiares se integrem mais à realidade escolar. Esta foi a maneira encontrada pela equipe gestora para envolver mais estes representantes da comunidade escolar, já que por um tempo, pais e responsáveis pelos alunos vinham se mostrando muito ausentes no processo educativo de seus filhos e dependentes.
   Primeiramente integrar, para que assim, se sentindo envolvidos possam de fato participar, este é o modelo que estamos lançando mão para tornar coesas as nossas idéias e propostas, para que todos de fato sintam-se participantes no processo e sejam capazes de intervir de forma crítica e coerente no processo de melhoria da aprendizagem através da construção do projeto político pedagógico, já que este que é o documento que vai reger o ambiente escolar em todos os aspectos, pois nele devem conter as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir em sua escola e qual formação querem dar para quem ali estuda.

Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
Definir com a comunidade escolar a importância do PPP
Equipe gestora
·      Reunir a comunidade escolar em suas representações, devido a indisponibilidade de tempo num horário comum para todos, já que os professores e funcionários têm horários distintos de trabalho; os pais nem sempre são participativos.
·       Utilização de sábados letivos nos diferentes turnos.


Estabelecer o corpo estrutural do PPP.
Comunidade escolar organizado pela equipe gestora
·      Neste ponto não houve problema, já que existem modelos que definem a estrutura do PPP, inclusive uma que foi disponibilizada pela Secretaria de Educação do município.



Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Motivos pelos quais a ação não foi realizada
Eleger a equipe para sistematizar e elaborar o documento
Comunidade escolar
·       Pelas mesmas dificuldades de reunir a comunidade escolar citadas anteriormente.
·       Pelo período do ano letivo que está atribulado com as atividades avaliativas.
Estipular as ações que devem ser contempladas no PPP
Comunidade escolar organizado pela equipe gestora.
·        Pelo fato desta ação ser diretamente ligada à  anterior.
União das estruturas para a finalização do PPP.
Comunidade escolar organizado pela equipe gestora.
·       Pelo fato desta ação ser diretamente ligada à  anterior.



Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Recurso(s) necessário(s)
Como esta ação pode contribuir para alcançar o objetivo da intervenção?
Propiciar momentos lúdicos para integração da comunidade escolar
Equipe gestora
Aparelho e caixa de som, microfone, participação de convidados (recursos humanos).
·       Provendo uma maior participação da comunidade escolar nos eventos desta unidade, no intuito de envolvê-la de forma prazerosa, para que assim  esta se sinta privilegiada, e participe mais ativamente nas demais atividades propostas pela equipe gestora.

Análise crítica do andamento da intervenção.

   O processo ocorrido até o momento não foi por completo o que planejamos, mas foi o que de fato foi possível, se tratando de uma unidade escolar que é a maior da rede municipal de Feira de Santana, com mais de 1100 alunos, com grande número de  professores e funcionários, onde os anseios nem sempre são os mesmos, a disponibilidade de carga horária não contempla o envolvimento de todos de forma coesa, ou seja, são muitos os atores sociais engajados na proposta de intervenção.    Muitos são os desafios, e cabe a todos buscar sua maior participação.
   A maneira que a escolar buscou para envolver mais comunidade escolar, através das reuniões abordando assuntos de interesse comum, eventos escolares com maior inclusão de todos os atores da comunidade escolar, vem surtindo o efeito desejado, pois os alunos se envolvem mais nas atividades propostas, os pais procuram mais naturalmente a unidade escolar sem necessariamente terem sido convocados, quando isto é preciso, ocorre um maior comprometimento em comparecer à solicitação. Os funcionários vêm dando suas contribuições no intuito de aperfeiçoar os processos administrativos.
   Desta forma, é possível perceber que a participação vem sendo garantida, mesmo que lentamente, mas todos são capazes de intervir, mostrando o propósito de buscar uma educação de qualidade para todos, para que no processo de efetivação do PPP todos os atores sociais sintam-se inseridos na construção do documento e possam dar suas contribuições avaliando o cotidiano da escola, os papéis de cada integrante da comunidade escolar, a visão de sociedade que o grupo estabelece, bem como a visão de qual cidadão deseja-se formar.