terça-feira, 7 de setembro de 2010

ESPECIFICAÇÕES DA NOSSA UNIDADE ESCOLAR

     ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Equipe de Liderança do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim é composto por uma diretora, professora Marta da Graça Lima, três vice-diretoras, professoras Liranne Lins Braga Santiago, Juçara Campos e Dayane Aragão, um assistente de direção, professor Félix Cerqueira da Silva, duas coordenadoras, professoras Jozelia Araújo Oliveira e Alyne Rocha Cavalcante, uma secretária, Joseilda Lima de Jesus.

A atual gestão tem característica participativa por buscar envolver todos os componentes da equipe de gestão, além dos demais atores da comunidade. O grupo gestor está acerca de 10 anos na direção da escola, mantida por eleição direta. Porém as vice-diretoras Liranne Lins Braga Santiago e Dayane Aragão ingressaram no grupo mais recentemente.

     ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A escola possui 25 salas distribuídas em cinco pavilhões. Estas são bem iluminadas e arejadas, mas em períodos mais quentes necessitam de maior ventilação. Sala de recursos multimídia ampla e climatizada, sala dos professores, biblioteca, área administrativa com secretaria, coordenação, direção, setor de mecanografia, cozinha e cantina com depósito, almoxarifado, bem como sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática climatizado, além de uma vasta área externa para recreação.
 
   PERFIL DOS ESTUDANTES
 
O Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim atende a 1192 alunos, assim distribuídos: 425 matriculados no Ensino Fundamental anos iniciais, 435 matriculados no Ensino Fundamental anos finais, 332 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos, além de estar inserido no Programa Mais Educação do Governo Federal.

A clientela é diversificada sendo constituída por alunos da zona rural, zona urbana e alunos com necessidades educativas especiais (N.E.E.).

A escola desenvolve um trabalho diferenciado, o que a faz ser bastante solicitada pela comunidade, sobretudo pelos pais e/ou responsáveis de crianças com N.E.E., as quais oferece atendimento educacional especializado (A.E.E.) na área de surdez, cegueira e atendimento psicopedagógico.

A faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental anos iniciais varia de 6 a 14 anos, Ensino Fundamental anos finais, de 10 a 17 anos, enquanto na Educação de Jovens e Adultos a faixa etária é a partir de 15 anos, tendo a maioria do alunado idade superior a 18 anos.

A clientela é proveniente das classes baixa e média, sendo grande parte dos alunos assistida pelo Programa Bolsa Família do Governo Federal.

    PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A escola fica localizada na região central da cidade, vizinho ao fórum municipal, e ao Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota. As casas que circundam a escola são propriedades de famílias classes baixa e média. O transporte público deixa os alunos que moram na zona rural em frente à escola, e existem pontos de ônibus do transporte coletivo urbano próximos à unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário