terça-feira, 7 de setembro de 2010

Histórico de criação da Escola

O Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim é uma das mais antigas instituições de ensino de Feira de Santana. Foi criado através da lei municipal de nº 325, de 26 de abril de 1961, mas só começou a funcionar no dia 17 de abril de 1963, tendo sido inaugurado pelo então prefeito Francisco Pinto.


Durante os três primeiros anos, o então Ginásio Municipal funcionou no prédio onde hoje está instalado o Museu de Arte Contemporânea. Logo depois, no dia 29 de março de 1966, o prédio próprio foi inaugurado pelo prefeito daquele período, Joselito Falcão Amorim, situado à rua Cel. Álvaro Simões, s/n, bairro Queimadinha.

Entre o período de 1972 a 1975, o Ginásio Municipal chegou a oferecer o curso científico, formando duas turmas; em seguida o curso foi extinto. A instituição já abrigou cerca de seis mil alunos.

No ano de 1993 foi publicado no Diário Oficial de 11 e 12/09/1993 a segunda autorização, conforme a portaria 5725, o ato de reconhecimento da instituição. Na primeira gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho, tendo como Secretário de Educação professor Justiniano França, no ano de 2001, o prédio passou por uma grande reforma e prosseguiu na sua função de transformar a vida dos seus munícipes através da educação.

Em 2003, também na gestão da professora Marta da Graça Lima, o Ginásio Municipal Joselito Falcão Amorim deu seus primeiros passos rumo à inclusão, matriculando os primeiros alunos surdos e cegos nas turmas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

No ano de 2006 a Equipe de Liderança, composta pelas professoras Marta da Graça Lima (diretora), Cristyane Leão Daltro, Juçara Campos e Maria Luiza dos Santos Araújo (vice-diretoras), além do professor Félix Cerqueira da Silva (assistente de direção) e das professoras Lígia Maria (coordenadora) e Adriana Peixinho escreveram um projeto para atender a diversidade e incluir o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos, estágios I, II e III, além de Educação Complementar com atividades no contra turno. Este projeto foi apresentado à Secretaria de Educação, professora Ana Rita de Almeida Neves e ao Conselho Municipal de Educação, sendo aprovado em todas as instâncias.

Em 2007, a escola foi escolhida pela Secretaria Municipal de Educação para implementar o Sistema de Gestão Integrado – SGI, em parceria com a empresa Belgo Bekaerht e Prefeitura Municipal. A partir de então, o trabalho da instituição passou a ser norteado por uma visão sistêmica dando maior ênfase às ações pedagógicas e administrativas da unidade escolar.

Em 2008 o Ginásio Municipal Joselito Amorim, passou a se chamar Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, através da lei 2.927, do projeto de lei 86/2008 de 17/08/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário